segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sonho Olímpico - A Campeã


Daniela Filipa Pinto, nasceu a 9 de Junho de 1991, em Fafe. Começou a nadar aos seis anos, por imposição dos pais. Tempos difíceis, pois a menina detestava a piscina. Ainda assim, os treinadores aperceberam-se do seu potencial e levaram-na a competir pela primeira vez. Nesse dia tudo mudou. Era ali que Daniela se sentia feliz...    

O primeiro triunfo aconteceu quando era cadete, na prova dos 100 metros mariposa. Foi apenas o início... Na Natação Pura especializou-se em distâncias mais longas, provas de maior resistência e integrou a estafeta dourada do Vitória. Em conjunto com Andreia Gomes, Joana Santos e Amélia Fernandes, formou uma das melhores e mais temidas equipas do país. Daniela assegura que a força do colectivo é fundamental para os sucessos individuais de cada atleta. 

Por curiosidade, participou numa prova de Águas Abertas, tendo alcançado imediatamente o segundo lugar. Em 2009, Daniela sagrou-se pela primeira vez Campeã Nacional da modalidade. Dedicou o título aos treinadores, aos pais e ao... Vitória. Estava cumprida mais uma etapa. Repetiu o triunfo em 2010 e 2011. Em 2012 voltou a vencer. Tetra-Campeã e indiscutivelmente a melhor atleta Nacional de Águas Abertas.

Daniela Inácio foi a grande referência da nossa Campeã. A atleta que representou Portugal em Pequim 2008 e que dominou a modalidade até à chegada de Daniela Pinto, foi importante no crescimento da nadadora Vitoriana. Em termos internacionais, a brasileira Okimoto, já apurada para Londres 2012, é uma das rivais que mais admira. 

21 anos depois, a nossa Campeã fará história. Um sonho antigo e um objectivo de sempre, para cumprir em dia de aniversário. Não há coincidências... Força Daniela, nós acreditamos!

2 comentários:

  1. Como é que está a ser organizada a ida?

    Do meu lado está muito complicado (trabalho extra), mas ainda não é definitivo...

    Como sabe, gostava imenso de poder apoiar a nossa atleta. Vamos ver se é possivel!

    De qualquer forma, Força Daniela, Força VSC!

    Amadeu

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Amadeu,

    Da nossa parte vamos na sexta para preparar a água para a Daniela... :) Pelo que sei o amigo João Rocha está a tentar levar o maior número de Vitorianos lá abaixo com saída no sábado.

    Trabalha-se quinta e vamos sexta.. Bora Amadeu!

    ResponderEliminar